RSS

600 anos de Ceuta

21 Ago

Ceuta

A conquista da cidade marroquina de Ceuta, tomada em 1415 por uma expedição comandada pelo próprio rei D. João I, é comummente considerada como momento fundador da expansão ultramarina portuguesa. Devido a esta importância primordial, a conquista de Ceuta tem sido tema de intenso debate na historiografia portuguesa ao longo dos séculos. As razões que fundamentaram a vontade de conquistar um território fora da Península, tal como as razões que levaram à escolha de Ceuta, são ainda hoje debatidas. (…)

A conquista de Ceuta apresentava ademais a vantagem de visar um local estratégico para o domínio do estreito de Gibraltar, controlando as rotas comerciais que ligavam o Mediterrâneo à Europa Ocidental. Apesar de Ceuta ser igualmente um porto receptor do comércio saariano, comércio esse que deixou largamente de frequentar a cidade após a conquista portuguesa, o principal interesse económico da conquista da cidade seria a defesa quer das rotas marítimas que cruzavam o estreito, quer das pescas junto à costa atlântica de Marrocos. Os grupos mercantis portugueses e estrangeiros viam assim como vantajosa a conquista da cidade, que poderia igualmente servir como ponto de apoio aos mercadores cristãos e base de combate às actividades dos corsários muçulmanos. 

Por fim, o próprio saque, que seria obtido da conquista de uma cidade portuária tão rica como Ceuta, surgia como um factor apelativo, acrescentando-se ao reforço da posição política e diplomática do Reino de Portugal, face à Santa Sé e ao conjunto da Res Publica Christiana, que adviria do sucesso da guerra ao infiel.

via: http://www.fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?printconceito=1131

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 21 de Agosto de 2015 em Bibliotecando, História, Memória

 

Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: