RSS

Bernardo Santareno

19 Nov

Bernardo Santareno, nascido

António Martinho do Rosário, em Santarém, a 19 de novembro de 1920,

foi aluno do Liceu Nacional de Santarém.

BernardoSantareno

É considerado o mais universalista dramaturgo português do século XX:

O teatro de Santareno pela sua estrutura, do aristotélico inicial, ao épico brechtiano da segunda fase (convergindo aqui com autores como José Cardoso Pires e Luís de Sttau Monteiro), ou ao popular revisteiro e o panfletário da última fase; pela linguagem, a um tempo lírica e telúrica, excessiva nas suas reverberações semânticas; pela universalidade e singularidade dos temas que aborda (a solidão, os medos, o místico, o desejo, a morte, o erótico), tornam a sua escrita, o seu teatro, não apenas de ressonâncias ibéricas ou limitado a um universo de cultura latina ou mediterrânea, mas de clara expressão universalista. (Domingos Lobo)

Desencontro

Jograis e trovadores,
vagabundos de todos os tempos,
são os meus parentes.
Não me peçam construções,
nem atos úteis de momento:
Eu sou um adolescente
e nunca serei adulto.
Não me peçam sobriedade,
nem gestos medidos, cinzentos:
Eu sou um arlequim
e visto-me de encarnado,
como as aves no firmamento
e como as flores na terra!
Não me exijam palavra certa,
nem honra… P’ra quê ilusões?
Nem santo, nem herói, nem mestre:
Eu sou um poeta
e só posso dar canções!

Bernardo Santareno

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 19 de Novembro de 2015 em Bibliotecando, Literatura, Memória

 

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

 
