RSS

Dia Mundial da Filosofia

19 Nov

0Filosofiaa

Dia Mundial da Filosofia

na Sá da Bandeira houve “Pluralidade de Linguagens e Lugares de Filosofia”:

diálogos sobre o Amor, na perspetiva da Filosofia, do Português e da Química,

no sofá, à mesa, com chá e bolos (servidos com afeto), 

perto do quase centenário busto de Sócrates , documento do mês de novembro, testemunho e matriz da identidade e do percurso da Escola,  enquanto instituição pedagógica e ‘lyceu’ que formou gerações.

Síntese

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mensagem da Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova,

por ocasião do Dia Mundial da Filosofia 19 de novembro de 2015

A convicção que a Filosofia pode dar um contributo essencial para o bem estar da Humanidade, analisando a complexidade, para fazer progredir a paz está no centro do Dia Mundial da Filosofia.

 O historiador Henry Brook Adams uma vez afirmou: “Filosofia: respostas ininteligíveis para problemas insolucionáveis”.

Por sua vez, a UNESCO promove a Filosofia como uma força para a emancipação individual e coletiva. Porque pensar, enquanto refletindo sobre o que é isto de pensar, é filosofar, e isto é algo que todos nós fazemos constantemente, movidos pelo impulso mais autêntico da ingenuidade humana: a curiosidade.

A Filosofia é o diálogo da curiosidade, através de gerações, com a arte e a literatura, em debates sociais, em questões políticas, praticado por todos, sem formação especializada, muito mais para além das aulas dadas na escola.

 Esta é a mensagem da UNESCO no dia de hoje. Nós devemos celebrar e elevar a bandeira pela filosofia o mais alto possível, para chegar a cada mulher e a cada homem, e especialmente a cada menina e a cada menino. Necessitamos de partilhar a curiosidade da filosofia de forma ampla e distinta.

Este é o objetivo da nova Cátedra UNESCO sobre Filosofia com crianças, da Universidade de Nantes (França), o resultado de uma longa colaboração entre a UNESCO e as diversas redes de professores de filosofia.

Pela primeira vez, todas as atividades comemorativas desta edição do Dia Mundial da Filosofia enfatizam o uso das novas tecnologias de comunicação para chegarem a uma audiência mundial.

 Em setembro último, os dirigentes mundiais acordaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que marca uma nova era para os próximos 15 anos em relação com as pessoas, em matéria de prosperidade e da paz e para todo o planeta.

Para que o projeto frutifique, irão ser necessárias todas as competências associadas à filosofia – rigor, criatividade e pensamento critico. A sustentabilidade requer novas formas de pensar sobre nós mesmos e sobre o planeta, novas formas de atuar, produzir e sobre como nos comportar. E, para isso, a filosofia e todas as ciências sociais e humanas serão também essenciais.

Faz 70 anos que a UNESCO foi criada, num mundo em plena reconstrução depois de uma guerra devastadora, inspirada por uma nova visão de paz, fundamentada na solidariedade intelectual e moral dos povos. A filosofia sempre ocupou um lugar central em todo o mandato da Organização, seu objetivo tem sido oferecer a cada um, mulheres e homens, a possibilidade de se descobrirem a si mesmos e aos outros, para compreender a mudança e poder assim moldá-la na construção de um futuro melhor para todos.

Mahatma Gandhi uma vez disse: “Toda a nossa filosofia é seca como o pó se não se traduzir imediatamente num ato de serviço vivo”.

Esta tem sido sempre a mensagem da UNESCO e nunca havia sido tão importante.

Irina Bokova

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 19 de Novembro de 2015 em Bibliotecando, Cidadania, UNESCO

 

Etiquetas: , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: