RSS

Mulheres, matriz, força motriz

08 Mar

Dia Internacional da MULHER

Este slideshow necessita de JavaScript.

MENSAGEM DA DIRETORA GERAL DA UNESCO POR OCASIÃO DO

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 8 de março de 2016

Em 2015, todos os países do mundo concordaram com a nova Agenda 2030 Para o Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas.

Para a UNESCO, ambos os instrumentos contribuem para um mesmo programa e cujo objetivo é promover os direitos humanos e a dignidade, erradicar a pobreza e proteger o planeta.

A promoção da igualdade de género ocupa um lugar preponderante neste programa, por se tratar de um direito humano fundamental e de uma força transformadora que permitirá alcançar um desenvolvimento mais justo, inclusivo e sustentável. Por este motivo, o tema do Dia Internacional da Mulher em 2016 é “Planeta 50-50 para 2030: intensificar o trabalho em prol da igualdade de género”.

A promoção da igualdade de género é uma prioridade global que guia todo o trabalho da UNESCO nas esferas da educação, ciência, cultura, comunicação e a informação. Estes objetivos sustentam a ação da UNESCO para criar a base de iniciativas como a Aliança mundial para a educação das meninas e mulheres e as atividades financiadas pelo Fundo Malala para a Educação das Meninas.

O trabalho da UNESCO baseia-se na colaboração, dentro do sistema das Nações Unidas, e especialmente em cooperação cada vez mais estreita com as Mulheres-NU e com o setor privado, refletido num programa de longa data L´ORÉAL-UNESCO “A Mulher e a Ciência”, destinado a apoiar as meninas e as mulheres para que empreendam uma carreira científica.

Termos visto progressos em todo o mundo, mas continuam a existir grandes obstáculos para alcançar a igualdade de todas as meninas e mulheres. A nova Agenda Mundial apenas terá êxito se todos os países promoverem os direitos, o engenho e a inovação de todos os seus cidadãos, começando pelas meninas e mulheres.

Esta questão terá lugar no decorrer da 60º Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, que se celebra sobre o tema “O empoderamento da Mulher e a sua ligação ao Desenvolvimento Sustentável”. Este tema é especialmente oportuno no contexto do exame e da avaliação da aplicação da Declaração da Plataforma de Ação de Beijing, 22 anos depois da sua aprovação e da Agenda de Ação de Adis Abeba e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Levar adiante estes objetivos significa acelerar a promoção para o alcance da igualdade de género e o empoderamento de todas as meninas e mulheres. O ano de 2016 é uma data decisiva, e que devemos pôr em prática uma nova visão que, a partir da experiência adquirida, nos ajude a esboçar novas medidas para fazer frente a novos objetivos e aos que ainda subsistem.

Com este espírito, chamo os Estados Membros e a todos os associados para que unam as suas forças a fim de promover a igualdade de género em todas as sociedades. Simplesmente, não existe uma força mais poderosa para alcançar a justiça, o desenvolvimento sustentável e a paz duradora

Irina Bokova

 

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 8 de Março de 2016 em Bibliotecando, Cidadania, UNESCO

 

Etiquetas: , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: