RSS

Escravatura

25 Mar

 Dia Internacional em Memória das Vítimas de Escravatura e do Comércio Transatlântico de Escravos

Mensagem do Secretário-geral em 25 de março de 2016

FOTO: ONUTodos os anos, neste dia, a Organização das Nações Unidas honra a memória de milhões de africanos retirados, à força, das suas famílias e terras, ao longo de centenas de anos.

O Dia Internacional em Memória das Vítimas de Escravatura e do Comércio Transatlântico de Escravos também chama a atenção para o racismo e preconceito vigentes nos dias de hoje.

É imperativo que trabalhemos juntos pela igualdade de oportunidades, justiça e desenvolvimento sustentável para todas as pessoas de descendência africana. Esta é a razão pela qual o Programa da ONU em Memória das Vítimas da Escravatura tenta chegar aos jovens e menos jovens, para aumentar a consciencialização, promover a compreensão e a mudança de atitudes.

O tema para este ano é “Lembrar a Escravatura: celebrar a herança e a cultura da diáspora africana e as suas raízes”.

A cultura dinâmica e as tradições de África continuam a enriquecer a vida nos países que estiveram envolvidos no comércio transatlântico de escravos.

A influência e o legado de África estão à vista na música vibrante, na arte corajosa, na rica gastronomia e na literatura inspiradora patentes na cultura moderna. Menos reconhecidas, talvez, são as contribuições que as pessoas da diáspora africana fizeram para a medicina, ciência, governança e liderança na sociedade.

Com o seu espírito e resistência testados ao limite, os escravos de África deixaram aos seus descendentes uma ampla gama de bens inestimáveis, incluindo resiliência, coragem, força, tolerância, paciência e compaixão. Neste dia, vamos renovar a nossa resolução para combater o racismo e celebrar a herança africana que enriquece as sociedades em todo o mundo.

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 25 de Março de 2016 em Cidadania, Memória, UNESCO

 

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: